Blog
Como resolver o Reforço Estrutural em um prédio?
A falta ou até a demora das ações para reparar as estruturas comprometidas do prédio podem resultar em diversos problemas, como acidentes e colapsos, fazendo com que o síndico do condomínio seja responsabilizado civil e criminalmente.
Lidar com ocorrências de fissuras e rachaduras no prédio do condomínio não é uma tarefa simples, rápida e fácil para nenhum síndico. Além de ser uma grande dor de cabeça, postergar o reparo pode ocasionar problemas mais sérios.
Se o defeito for superficial e não envolver a estrutura de concreto, pequenos reparos já são suficientes para resolver. Porém, quando a estrutura de concreto armado do edifício é comprometida e tem seu desempenho e durabilidade afetados, é necessário fazer um reforço estrutural.
Não se desespere, não é o fim do mundo
Essas situações acontecem e como você vai lidar com isso é o mais importante. O primeiro passo é não ignorar o problema e procurar ajuda profissional para resolver a situação o quanto antes. Continue lendo este artigo! Nós vamos ajudar você a resolver o problema de estruturas do seu prédio.
O que NÃO FAZER para resolver problema estrutural no edifício
Na tentativa de solucionar o problema o mais rápido possível para não gerar transtorno para os moradores e evitar mais gastos, alguns síndicos acabam tomando algumas atitudes que, além de serem perigosas, não vão resolver - e o pior, podem agravar a situação. Confira o que você não deve fazer para solucionar um problema de reforço estrutural no seu prédio:
-
Tentar resolver você mesmo
Além de desperdiçar dinheiro e tempo com técnicas e materiais inadequados, você acaba isentando da culpa o responsável pela edificação e, ainda, corre o risco de agravar mais o problema e ter que gastar mais para resolvê-lo.
-
Acreditar em diagnósticos à base do “achômetro”
Existem muitos profissionais no mercado, até mesmo engenheiros, sem experiência e sem conhecimento em estruturas. Eles acabam oferecendo soluções inadequadas, que não são tão simples quanto possam parecer e podem piorar o problema, ou até criar outro. Isso, porque essas “soluções” não vão resolver, apenas vão maquiar a situação.
Como fazer reforço estrutural em prédio do JEITO CERTO
Para recuperar qualquer estrutura, seja de concreto armado ou metálica, é necessário contratar um profissional engenheiro civil especializado em estruturas, para elaborar um Laudo Técnico Estrutural, que é composto pelas seguintes etapas:
- Avaliação da história do edifício (data da construção, se existem projetos, se já passou por algum tipo de intervenção, etc.);
- Análise visual da estrutura;
- Identificação de patologias visíveis;
- Identificação das prováveis causas do problema;
- Prescrição e realização de ensaios destrutivos e/ou não destrutivos para cada tipo de patologia identificada.
Além de fornecer as causas e as suas soluções para o problema, este Laudo Técnico ainda inclui uma previsão dos custos para realizar a recuperação.
Garantia de segurança na estrutura
Por meio de técnicas e materiais específicos, a recuperação/reforço estrutural restitui as condições originais da estrutura, e permite que o prédio continue sendo usado atendendo todas as necessidades dos moradores, evitando que você tenha maiores problemas no futuro.
Quando ignorado, o que era pequeno pode evoluir para um desastre. Não corra esse risco!
Síndico, os riscos de multa é o menor dos problemas que você pode ter ao deixar para resolver depois uma rachadura estrutural. Ao negligenciar um problema como esse, você põe em risco a vida dos moradores e poderá responder criminalmente por isso. Além disso, o edifício pode sofrer com:
-
Interdição do local
Se denunciado, os órgãos de fiscalização podem avaliar e decidir interditar. Além de gerar transtornos para você, o prédio vai ficar com uma imagem de inseguro e famílias inteiras podem ser impedidas de entrar em seus lares até que o problema seja resolvido.
-
Desabamento da estrutura
Em alguns casos, quando o problema evoluiu e os órgãos responsáveis não conseguiram fiscalizar a tempo, a estrutura do edifício pode não suportar a rotina do dia a dia e desabar. Uma tragédia que pode gerar vítimas fatais e processos de indenização para o síndico.
-
Desvalorização
Imagine que um apartamento ou sala está à venda no seu prédio, e alguns interessados foram visitar. Viram algumas trincas e rachaduras que fizeram com que eles mudassem de ideia e perdessem o interesse. Além de esteticamente ser feio e passar a impressão de que o local é inseguro, esses detalhes fazem com o que o valor de mercado das unidades caia.
Entendeu como reforço estrutural é importante para o seu imóvel? O reforço aumenta a capacidade de resistência do edifício, porque recupera diretamente os principais elementos estruturais: vigas, pilares e lajes.
Como escolher uma empresa de reforço estrutural para o seu prédio?
Nunca confie esse trabalho a qualquer profissional, essa decisão precisa ser muito bem pensada e pesquisada. Para ajudar, separamos algumas dicas do que você, síndico, deve avaliar na hora de contratar os serviços de uma empresa ou engenheiro de estruturas, para evitar transtornos no futuro e garantir um bom serviço. Confira:
- Certifique-se de que o profissional possua registro ativo no CREA;
- Avalie há quanto tempo está no mercado;
- Cheque se possui experiência na área;
- Analise os projetos de recuperação em que já trabalhou;
- Peça indicação do Conselho Regional de Engenharia da sua cidade.
A Simcon é uma das empresas que você pode contar para te ajudar a recuperar o seu edifício. Há 18 anos, oferece soluções estruturais e é especialista em execução de reforço estrutural, seja em indústrias, comércio e residências, independentemente do nível de complexidade.
Qual o valor para fazer um reforço estrutural em um prédio?
Não existe uma média de valor que você irá precisar investir para fazer a recuperação. Tudo irá depender da quantidade, complexidade e intensidade do problema, do que é preciso ser feito para resolvê-lo e do profissional contratado. Por isso, é muito importante escolher o parceiro certo para fazer o reforço com qualidade e segurança e, assim, evitar gastos indesejados e exorbitantes.
Agora que você já sabe como realizar o reforço estrutural no seu prédio, é hora de arregaçar as mangas e escolher o profissional ou empresa responsável para corrigir os problemas estruturais.