Blog

08 de Setembro de 2020

Dicas para não errar: cortes e furos em concreto

No ramo da construção civil, operações de abertura em elementos estruturais, tais como cortes e furos em concreto, são procedimentos comuns e bastante corriqueiros. Esses elementos permitem a passagem ou a instalação de canalizações d’água, esgoto, elétricas e ar condicionado, bem como a fixação de barras de aço chumbadas na estrutura de concreto.

Entretanto, é muito importante se atentar para a estabilidade e a resistência do elemento no qual se realizam tais procedimentos. Pois, ao efetuar uma abertura, as condições de resistência do elemento estrutural serão alteradas, podendo, em alguns casos, reduzir consideravelmente sua capacidade de carga e durabilidade, fatores previstos na Norma Brasileira de Concreto (NBR 6118).

Portanto, preste muita atenção nas dicas a seguir e saiba como realizar os procedimentos de corte e furação em concreto de maneira correta, segura e com um ótimo acabamento.

Por que realizar cortes e furos em concreto?

Conforme citado anteriormente, aberturas como cortes e furos são muito comuns, pois é mais prático e rentável executar rapidamente a estrutura de concreto sem se preocupar em locar e deixar as passagens nas vigas e lajes.

Além disso, os projetos de instalações podem sofrer modificações ao longo da obra, reposicionando as furações. Assim, deixar para realizar as furações mais adiante, depois da estrutura pronta, racionaliza o processo construtivo.

Quais cuidados devem ser tomados?

Antes da realização de furos e cortes, o primeiro cuidado a ser tomado é em relação às exigências estruturais do projeto. As aberturas posteriores não são levadas em conta durante a elaboração do projeto. Sendo assim, é muito importante o projetista estrutural estudar as aberturas propostas.

O segundo ponto de atenção é em relação aos danos que podem ser causados no concreto por conta da utilização de ferramentas inadequadas.

Quais são as ferramentas utilizadas em cortes e furos em concreto?

Existem diversas ferramentas específicas para a realização de tais procedimentos. Cada uma delas tem sua característica, que varia conforme o tipo de abertura. Portanto, citaremos apenas as principais:

  • Serra diamantada: equipamento versátil que proporciona cortes rentes à superfície com profundidade de até 70 cm.
  • Fio diamantado: ferramenta que realiza corte em peças de concreto e não possui limites em relação ao comprimento ou profundidade do material separado. Sua principal característica se refere a baixos ruídos e vibrações.
  • Perfuratriz: existem diversos modelos de perfuratrizes que irão variar de acordo com o diâmetro e profundidade do furo. Para tanto, são utilizadas coroas diamantadas (popularmente conhecidas como serra copo).

Por que realizar este procedimento apenas com empresa especializada?

Bom, neste artigo vimos que o procedimento de abertura de furos e cortes, apesar de comum, requer cuidados essenciais para que seja corretamente realizado.

Portanto, é muito importante ter conhecimento estrutural, mão-de-obra treinada e ferramentas específicas para este fim.

Dessa forma, uma empresa experiente no assunto como a Simcon é excelente parceira para você, que precisa de furos ou cortes no concreto da sua obra. Pode chamar!